sexta-feira, 30 de abril de 2010

ajudem os peludinhos da USP

URGENTE!,

Oi, gente,
Repasso abaixo a triste notícia de que o abrigo mantido pelo Patinhas Online, na USP, será desativado.
Nossos amigos nos pediram ajuda na divulgação dessa história para vermos se conseguimos reverter o processo, então aqui segue a informação:

Lamentável notícia - importante

Amigos, este e-mail é longo e importante.

Infelizmente, temos uma notícia muito ruim para dar a todos que nos ajudam a tornar a vida dos peludos um pouco melhor. Como alguns sabem, o abrigo que ajudamos fica em local pertencente à USP. Para esclarecer como tudo isso começou, temos que voltar um pouquinho no tempo. Em 2001 foi criado pela USP um projeto para tentar solucionar o problema do crescente abandono de animais no campus. Os detalhes do projeto podem ser visualizados no seguinte site: http://www.usp. br/convive/

Criou-se então um abrigo para recolher os cães que viviam soltos no campus, com o objetivo de encaminha-los para adoção (depois de castrados, vermifugados e vacinados). Alguns anos depois da criação do projeto, através de uma lista de discussão sobre direitos dos animais, ficamos sabendo da situação do abrigo da USP. Os cães precisavam de ajuda e, infelizmente, o projeto USP Convive ainda não conseguia trabalhar com uma capacidade adequada para atender as necessidades dos cães abandonados na USP. Agendamos então, entre os participantes da lista, um mutirão no abrigo, onde constatamos uma realidade dura para os cães e para a Beth, voluntária responsável pelos cuidados diários com os animais.

Cientes de que a responsabilidade para se manter tantos cães era impraticável para apenas uma pessoa, criamos o Patinhas Online e começamos a trabalhar com os voluntários. A ajuda aos poucos começou a aparecer, através de apadrinhamentos e compra de produtos e com esse dinheiro os primeiros animais foram preparados para adoção. Começamos a divulgar os peludos através de nosso site, realizamos nossas primeiras feiras de adoção e mutirões e aos poucos começamos a ampliar o trabalho, com mutirões de castração em comunidades carentes e trabalhos de conscientização da sociedade. Hoje temos mais de 1600 voluntários cadastrados. Esterilizamos cerca de 900 animais em comunidades carentes somente de 2007 até hoje. Doamos mais de 300 animais (sem contar os que foram doados antes da nossa participação).

Agora o problema: hoje, ao chegar ao abrigo, a responsável pelos cães (Beth) foi surpreendida por um banner informando a “desativação” do abrigo. Assim, sem mais nem menos, sem aviso e sem sequer nos informar se há algum projeto para um novo abrigo ou algo assim. Não sabemos o que vai acontecer, não temos idéia do que pretendem fazer com os cães.

Por esse motivo enviamos este e-mail: precisamos de ajuda. De toda ajuda possível. Se pudéssemos neste momento encaminhar os 110 cães que lá estão para adoção, ótimo, o problema estaria resolvido. Mas não temos como fazer isso e novos abandonos certamente ocorreriam no campus, então precisamos nos mobilizar para que o abrigo não seja desativado.

De início, precisamos das seguintes iniciativas:
- caso alguém tenha contato com pessoas que trabalhem na imprensa, que nos passe esse contato ou que peça para a pessoa nos procurar para explicarmos toda a situação.
- precisamos bombardear o e-mail da reitoria da USP. Pedimos que não sejam agressivos nestes e-mails, queremos apenas que o reitor tome conhecimento do impacto da desativação do canil. Por favor, nos copiem nos e-mails, para que tenhamos noção da mobilização (e consequentemente, possamos pressionar também).

Modelo de e-mail (pode e deve ser alterado para os termos que julgarem convenientes, para que não escrevamos todos o mesmo texto decorado):
Destinatários: gr@usp.br, ouvidor@usp. br, patinhasonline@ gmail.com
Título do e-mail: Desativação do canil
Vossa Magnificência Prof. Dr. João Grandino Rosas
Tomei ciência da desativação do canil da USP através de uma placa afixada na Coordenadoria do Campus e venho através deste e-mail manifestar minha apreensão com tal desativação. Trata-se de um projeto bem sucedido, que com a gestão do USP Convive, o apoio dos voluntários do Patinhas Online e o endosso da USP, já conseguiu resolver o problema de mais de dois mil de cães abandonados no campus ao longo dos anos, além dos projetos de conscientização e campanhas educativas de posse responsável. A extinção do projeto traria inúmeras consequências desagradáveis para a comunidade uspiana e para a sociedade como um todo, como o aumento no número de cães soltos pelas ruas, a transmissão de doenças tanto para outros animais, quanto para pessoas, e, principalmente, uma mancha na reputação dessa conceituada Instituição. Fora isso, gostaria de saber o que será feito com os cães que vivem lá. Peço que tal decisão seja revista em benefício não apenas dos animais, como também da sociedade.


Provavelmente teremos que fazer algum tipo de manifestação pacífica (passeata) para pressionarmos contra tal atitude absurda. Queremos ser recebidos e ouvidos, coisa que já tentamos por vários meios, sem sucesso. Manteremos todos informados sobre essa possível manifestação, mas precisamos que todos aqueles que possam de alguma forma se afastar de seus afazeres por algumas horas durante o dia, que estejam conosco quando isso ocorrer. Mobilização de meia dúzia de pessoas não resolve, temos que mostrar nossa força. A possível data para a manifestação está sendo estudada, tudo dependerá dos acontecimentos de amanhã.

Outras instituições de ajuda aos animais estão sendo acionadas para nos apoiar, entretanto contamos essencialmente com vocês, que conhecem os peludinhos, que já ganharam uma lambida de algum deles, que já viram a alegria desses animais com o pouco que podemos fazer por eles, como um rápido passeio ou mesmo um banho frio! Pensem em cada um deles antes de qualquer coisa. Pensem se realmente é impossível perder uma tarde de serviço para ajuda-los. Eles certamente fariam qualquer coisa por vocês.

Um abraço e muito obrigada,

Equipe Patinhas Online
www.patinhasonline. com.br

____

quinta-feira, 29 de abril de 2010

USP quer desativar canil:


Notícias de hoje
- Estivemos na USP para acompanhar a reportagem da Rede Record. Infelizmente, a equipe foi barrada na entrada e a matéria foi adiada. Será gravada amanhã e deverá ir ao ar amanhã mesmo, entre 12h e 14h30.

- Durante nossa visita, fomos até a Reitoria tentar agendar uma reunião com o Reitor, Prof. Dr. João Grandino Rodas. Fomos informados de que tal agendamento só poderia ser feito via e-mail (os 1600 e-mails enviados por voluntários e amigos não foram suficientes, ao que parece), enviamos e-mail ali mesmo da recepção e até o momento não tivemos qualquer contato. Não podemos esperar mais.

- Acreditamos que a intenção seja deixar o assunto “morrer”, pois há a possibilidade de uma paralisação de funcionários na USP a partir da semana que vem, o que dificultaria qualquer manifestação de nossa parte. Não podemos deixar esse assunto de lado, quando menos esperarmos, podemos ser impedidos de ter acesso aos cães e fiscalizar o que está sendo feito com eles.

- Hoje saíram duas matérias no Jornal da Tarde e no Estado de São Paulo. Elas estão digitalizadas neste e-mail, mas podem ser acessadas online também, pelo site do jornal (www.estadao.com.br). Manifestem-se quanto à importância do assunto diretamente no site do jornal, para que este não seja deixado de lado.

Matéria Estado de São Paulo: clique aqui
Matéria Jornal da Tarde: clique aqui

- Fomos ouvidos pela rádio CBN e pela rádio Trianon

- Estamos em contato com os políticos em geral e outras instituições

- Foram divulgadas informações pela USP na Jovem Pan (http://jovempan.uol.com.br/noticias/usp-sofre-com-caes-abandonados-no-campus-197145,,0) com relação ao misterioso projeto de proteção no campus. Como questionamos, se existe tal projeto, por que ninguém do USP-Convive e nem do Patinhas Online foi comunicado ou consultado? Não acreditamos nisso.

- Algumas pessoas ainda acreditam na história de que o canil não vai ser desativado, que isso é um projeto a longo prazo, etc. Para essas pessoas, aqui vai a foto da placa que nos comunicou da desativação. Seja hoje ou no ano que vem, a placa está lá e ninguém comunica que algo vai acontecer se o assunto não tiver sido anteriormente discutido. Mais mistérios a esclarecer.



Contamos com vocês na manifestação de sexta-feira (30/04/2010), é essencial que todos ajudem a manter nossos peludinhos a salvo!!
Horário: 15h
Local: nos encontraremos dentro da USP (Av. Afranio Peixoto 14) - no início da Avenida da Raia Olímpica

Orientações: - a manifestação terá caráter totalmente pacífico, pedimos que todos respeitem essa condição para não prejudicarmos nossos objetivos
- quem puder providenciar cartazes ou faixas, favor entrar em contato para informamos os dizeres o mais rápido possível
- pedimos que nos informem se vão à manifestação para termos noção da quantidade de pessoas envolvidas

Para maiores detalhes, clique aqui.

Equipe Patinhas Online
www.patinhasonline.com.br

quinta-feira, 29 de abril de 2010

reportagem


Cão engasgado: O que fazer?



Estar preparado para uma emergência é muito importante quando se tem um animal em casa.Caso você note dificuldade respiratória, constante movimento de pata na boca, lábios e língua azul, verifique as vias aéreas mantendo a boca do animal aberta com uma das mãos e com a outra puxe a língua para fora o quanto for possível e observe se há algum objeto visível.Se encontrar, tente remover cuidadosamente, não use pinças ou alicate, pois pode aprofundá-lo mais ainda na garganta do animal, coloque seu dedo na base do maxilar do cão, pressionando para dentro e para cima para expelir o que estiver impedindo o animal de respirar. Muita cautela para não empurrar ainda mais para dentro da garganta. Solicite que alguém ligue para um veterinário para auxiliá-lo por telefone, e agendando uma consulta de urgência e imediata.Caso ainda continue alojado, existe uma técnica muito simples, chamada manobra de Heimlich para expulsar o que estiver tapando a garganta.Deite o animal de lado e e coloque as palmas de suas mãos atrás da última costela dele. Depois dê quatro pequenos apertões rápidos e compassados (como a batida do coração), de maneira que esses apertões empurrem o diafragma do cão para cima, forçando o ar sair. Repita mais algumas vezes de empurrar o ar com as palmas de suas mãos até perceber que saiu o corpo estranho.Certifique-se de estar protegido pois o animal provavelmente estará nervoso e poderá mordê-lo.Mesmo que você tenha conseguido retirar o corpo estranho, ligue para o veterinário imediatamente, pois pode ter causado ferimentos internos.Precauções: Tire de seu cachorro qualquer objeto que possa ser colocado inteiro na boca, tome cuidado com pedaços de brinquedos de couro cru, embora sejam saborosos, o cão pode ingerir pedaços muito grandes, engasgando ou tendo parada intestinal, dê preferência aos de couro triturado, que não têm grandes pedaços ou aos brinquedos de nylon, que são de difícil destruição.Verifique em sua casa se não existem botões, ou pequenos objetos que podem se soltar e serem engolidos pelo cão. Caso tenha bichos de pelúcia, perceba se não possuem furos que possam estar vazando o enchimento.Para evitar engasgos ou problemas gastrointestinais não dê ossos de aves ou de porco e espinha de peixe ao seu animal. Tais ossos poderão causar perfurações intestinais e problemas futuros.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

quem quer um pitucho?

oiii Tenho mais um cãozinho para adoção aqui vai visitem o blog da judy: diwestt.blogspot.com

Oi, gente,

Antes de tudo, eu gostaria de agradecer, do fundo do coração, as mensagens carinhosas e de apoio enviadas após a morte do Gonçalo. Vocês são muito fofos.
Estou reunindo os meus caquinhos porque a vida continua e muitos bichinhos precisam de mim...
Hoje eu acordei, fui ao quartinho onde hospedo gatos em gaiolinha, abracei e beijei muito cada um deles. Há 4 semanas eu mantive a minha e a vida deles em “hold” por conta do Gonçalito...


Bom, este post é para pedir ajuda para encontrar um lar para o Dudu, que é tão lindo que é um “gato” de cachorro. rsrsrs




Eu o encontrei na porta do meu trabalho na quinta passada.
Uma amiga o viu ser atropelado horas antes, cruzando a rua Vergueiro (altura do Centro Cultural, entre os metrôs Paraíso e Vergueiro). Ele estava caído, com dor na patinha.
Felizmente não houve fratura e ele está bem. O hemograma deu ok, sem sinal de doenças.
Amanhã ele será castrado e sábado vacinado. Preciso muito encontrar um lar para ele.

Tentei levá-lo para a minha casa no sábado passado, mas com tantos gatos não deu certo.

Ele gosta dos gatos o problema é que os gatos não gostaram dele e não existe um cantinho em casa desocupado.
Então este é mais um para quem estou pagando hotelzinho.

Se souberem de alguém que queira o cachorro mais bonzinho do planeta, me avisem!

Ele tem cerca de 3 anos, estava de coleira (dessas zuadas, emendadas com arame) preta e adora companhia. Com certeza já teve dono.

Parece grande, mas é que a foto foi tirada de perto. A Dra Angélica disse que ele é pequeno porte. Ele é mais baixo que um Cocker e pesa
10 kg.

Obrigada!


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Uma notícia ótima!

Gente, eu fui fazer o post anterior e fui pegar o perfil de adoção ,aí notei que o celtinha não estava lá!
Logo depois desconfiada da adoção fui olhar na parte do site de adotados sabe quem estava lá como reservado?
CELTINHA!
Vejam com seu próprios globos oculáres



3093
celta(reservado)

Celtinha com certeza sua família te amará muito e eu continuarei!!!!
te amo!!!! agradeço pela força de quem deu pensamentos positivos para ele ser adotado!
Glitter Photos





Quem quer um pretolino?

Oiiii ,como passaram o fim de semana?
Bom ,agora vou publicar alguns perfis da AUG ,ou seja , adote um gatinho!

Aqui vai o post junto com o perfil de adoção dele.

Oi, tiooooooooos! Oi, tiaaaaaaaaaaaaassss!

Eu sei o que vocês estão pensando.. lá vem o Van Dame... mais um pretinho querendo chamar a atenção pra conseguir um lar. Mas é porque a gente sempre sobra, sabe... Decepção Quando chegamos no AUG, eram seis filhotinhos: três amarelinhos, duas tricolores e eu. A gente brincava o dia todo, mas agora eu fiquei sozinho com os grandões da tia que cuida de mim. Todos os meus irmãozinhos e amiguinhos estão nas suas novas casinhas e têm uma família pra amar pra sempre. Só eu fiquei pra trás, só eu!

Eu já tô ficando grandão e ninguém escreve pro computador da tia querendo ficar comigo. Eu descobri que quanto mais grandão eu fico, também fica mais difícil alguém me querer... e eu não entendo isso. A tia sempre diz pra eu comer tudo, pra ficar forte e lindão, e agora que eu tô forte e lindão ninguém me quer??!!! Vai entender... será que a tia me enganou?

Tudo o que eu quero é atenção, amor, ração, beijinhos, água fresca, cafuné, colo e mimos... será que não vou conseguir? A tia me contou que foi Deus que criou todas as coisas e que Ele é bom. Então, não ia criar um gatinho pretinho pra ficar triste ou pra dar azar, não é? Prometo que vou trazer muito amor, carinho e sorte pra quem me quiser.

Eu sou um menino tímido e tenho medo de colo, porque venho de um lugar onde as pessoas maltratavam os gatinhos, mas não sou nada triste. Ao contrário, adoro brincar e carregar as minhas bolinhas de papel pela casa. Sou alegre, charmoso e companheiro. Fico na porta esperando a tia chegar todo dia, depois ando atrás dela pra todos os lados. Já criei coragem e, quando ela deita, subo na cama e me aconchego bem pertinho dela – e até em cima dela, mas eu acho que ela ainda não percebeu..... hihihi.

Também sou muito simpático com os outros gatinhos. Às vezes, até apanho de algum amiguinho, mas eu nunca revido, só abaixo a minha cabecinha. E é só ele me chamar pra brincar, que eu volto correndo. Entre os gatões da tia, tem um que é meu suuuuperamigão. Ele deixa eu fingir que ainda sou filhotico, mamar e amassar um montão de pãozinho nele, o que é muito bom. Mas eu sei que essa não é a minha casa. Quero ter meus irmãos de verdade e uma família pra mim. As pessoas dizem que sou lindo e fofo... mas que sou pretinho. Será que isso é um defeito??!!

Puxa, falei um montão, né? Ah, esqueci uma coisa importante: eu nem sou todo pretinho, tenho uma mancha branca na barriga. A tia diz que essa manchinha foi colocada ali pra ganhar muitos beijinhos! Será mesmo? Bom, por enquanto eu só sei que quem me quiser vai ter a sorte de encontrar um amigo sincero para os momentos e pra sempre. Tias e tios, vocês prometem que vão torcer por mim???

Muitas lambidinhas pra todos,

Van Dame, o fortão e lindão!

Perfil para adoção


Gente, eu sou muito safado, eu engano todo mundo... qdo me olham falam, como é lindo esse pretinho, mas tenho uma mancha branca em forma de maçã na minha pança pronta para receber um monte de beijo e cheirinhos. Vem me buscar, deixa eu trazer mais felicidade pra sua casa, deixa eu colocar um sorrizão em vc tia, com direito a beijos e cheiros de montão na minha maçãzinha.
PS:caso não possam adotar divulguem o máximo possível!
bjus


maçãzinha.

domingo, 25 de abril de 2010

10 dicas para a gravidez de sua gatinha


Vim trazer 10 dicas para a gravidez de sua gatinha .

1- Dê ração para filhotes pois contém mais proteínas e nutrientes
2-Deixa a sua disposição cama ,água fresca e comida.
3-´leve-á ao veterinário para o pré -natal
4-Caso alguma anormalidade consulte o veterinário
5´Sua gatinha é fujona ou gosta de sasaricar por aí?Tomo cuidado ,se se menterem em cunfusão á vida dos filhotes pode estar em risco
Deixe trancada ao sair de casa portas e janelas
7-evite ndeixa-la sasaricando por aí
8´-De o máximo de carinho e atenção a ela
9´não a exponha ao sol e calor muito fortes
10 Evite deixa-la sozinha nas últimas semanas de gravidez .Observe o parto á todo momento ,caso haja alguma anormalidade ligue para o veterinário imediatamente.
bjus






eu estou atrasadissíma!

Por favor eu sei que estou devendo isso faz mais de um mês mais chegou!
o resto do documentário dos leões!!!
e mais dez dicas para sua cachorrinha grávida (das gatinhas eu boto mais tarde ok?)
Dez dicas!

10 dicas para sua cadelinha grávida

São dez dicas para ela ter uma gravidez boa e feliz

1- Dê ração de filhotes que contém mais nutrientes.

2- evite deixa-la exposta ao sol e calor muito forte.

3-Não leve-a em parques para cães

pois apesar de grávida ,ainda pode cruzar.

4- Não passeie com ela se em sua vizinhança à cães que podem pular cercas cavar ,sair de casa ectr.

5 leve ao veterinário frequentemente .

6- Dê carinho e atenção a ela

7- mantenha contato com o veterinário

8 Caso alguma anormalidade consulte o veterinário

9- Veja se as vacinas e vermifugões estão em dia.

10 Nos últimos meses principalmente as semanas e o mês final ,evite deixa-lá sozinha em casa.

bom aqui vai os vídeos vou fazer uma página também com os vídeos!:)







sábado, 24 de abril de 2010

mistura fatal!!!!!!!!!!

oii gente tudo bem ?vejam está matéria!
Mistura fatal
muitas pessoas dão isto para beija-flores que morrem de ataque cardíaco.
Quem já não viu na tela do apartamento ou na entrada da casa aquele copinho de água com açúcar com flores falsas para beija-flor?
Bom aquilo faz muito mal pra eles que morrem de ataque cardíaco
pois é gente eu comprei um!:(
vocês devem estar pensando: Nossa ela ama animais e até fez um blog disso e faz uma coisa assim com um pobre passarinho.?!!!!!!1!!
Bom eu comprei mais não botei água com açúcar botei uma coisa especial para eles!
TRILL
mais vida e alegria para seu pássaro!

(capa)
no verso da caixa diz assim:
O grande perigo perigo para a alimentação dos beija flores do beija flor
é a proriferação de fungos em soluções açucaradas que engeridas podem fatais ao passáro!
espero que entendam
bjus







quarta-feira, 21 de abril de 2010

ursos


Phipps (1774) foi o primeiro a descrever este animal como sendo uma espécie distinta: Thalarctos maritimus (Phipps, 1774). Outros nomes genéricos foram depois propostos tais como Thalassarctos, Thalarctos e também Thalatarctos. Tendo como base factos relativos ao cruzamento de ursos-pardos com ursos-polares, em jardins zoológicos, foi estabelecido o nome maritimus para esta espécie. Mais tarde, devido a interpretações paleontológicas e evolutivas, foi proposto por Kurtén (1964), a integração de Phipps (1774), como a autoridade da espécie. Finalmente, o nome Ursus maritimus passou a ser utilizado até aos nossos dias, devido a promoção feita por Harrington (1966), Manning (1971) e Wilson (1976).[1]

Acredita-se que os procionídeos e os ursídeos se ramificaram há cerca de 30 milhões de anos. O urso-de-óculos formou um ramo a parte em torno de 13 milhões de anos atrás. As seis espécies atuais do gênero Ursus se originaram há estimados 6 milhões de anos. O urso-pardo e o urso-polar divergiram de um ancestral comum há cerca de 2 milhões de anos e o cruzamento entre as duas espécies gera descendentes férteis. A perda de dentes molares típicos do urso-pardo se deu há 10 ou 20 mil anos. O fato de gerar híbridos férteis pode levar à conclusão que o urso-polar é uma subespécie do urso-pardo.

A maioria dos cientistas não reconhece subespécies de urso-polar.[2] O IUCN/SSC Polar Bear Specialist Group (PBSG) contabiliza 20 grupos populacionais, enquanto outros cientistas[quem?]apontam seis grupos: Mar de Chukchi, Ilha de Wrangel Island e Alaska ocidental; Mar de Beaufort; Arquipélago Ártico Canadense; Groenlândia; Terra de Spitzbergen-Franz Josef; e Sibéria. Algumas fontes[quem?] consideram haver duas subespécies: Ursus maritimus maritimus e Ursus maritimus marinus.

[editar]Aparência

Ursus maritinus.jpg

Os machos desta espécie têm cerca de 300 a 400 kg, mas podem atingir 700 kg e medem até 3,00 m. As fêmeas são em média bem menores, com 200 a 300 kg de massa e 2,10m de comprimento. Ao nascer o filhote tem 0,6 a 0,7 kg. A camada de gordura subcutânea pode chegar a uma espessura de 15 cm.

Todo o seu corpo é adaptado para melhor desempenho na água e para o frio. Tanto as orelhas quantos os olhos são pequenos e arredondados. As patas dianteiras são largas para facilitar o nado e o mergulho e as patas posteriores têm 5 dedos. O crânio e o pescoço são alongados. Não há boça sobre os ombros. Todas essas adaptações proporcionam-lhes um maior hidrodinamismo que facilita a natação. A pele e o focinho são pretos. As solas dos pés têm papilas e vacúolos que auxiliam a caminhada sobre o gelo.

A pelagem dos ursos-polares apesar de parecer branca, é incolor e quando os raios solares incidem em sua pele da a coloração branca e amarelada. Cobre todo o corpo, inclusive a planta das patas, como isolamento do frio. É composta por uma densa camada de subpelo (cerca de 5 cm de comprimento) e uma camada de pêlos externos (15 cm). O fio individual é trasparente e oco, mas não apresenta propriedades de fibra óptica, como afirma uma lenda urbana. No verão a pelagem se torna amarelada, talvez devido à oxidação produzida pelo sol. Ao contrário dos demais mamíferos árticos, os ursos-polares não sofrem processo de muda sazonal. Os pêlos nas solas das patas são duros e proporcionam excelente isolamento térmico e tração sobre a neve. O isolamento térmico proporcionado pela pelagem geral é tão eficiente que torna o animal praticamente invisível a detectores infravermelhos. Acima de 10 °C, contudo, isto pode levar ao sobre-aquecimento do animal. Outra característica de sua pelagem é não refletir a luz ultravioleta.

Alguns animais cativos, expostos a climas quentes e úmidos, desenvolvem uma cor verde graças aalgas que crescem em seus pêlos ocos. Tais algas não são nocivas ao animal e são eliminadas com banhos de água oxigenada ou sal.

[editar]Distribuição

Uma fêmea e um filhote em Svalbard, território da Noruega.

O urso-polar é um animal do hemisfério norte que habita ocírculo polar ártico. Ele pode ser encontrado no Alasca, noCanadá, na Groenlândia, na Rússia e no arquipélagonorueguês de Svalbard. O habitat natural do animal é a camada fina de gelo, onde lhe é possível caçar focas. Ele é perfeitamente apto à vida no gelo, sendo encontrado durante o inverno nos mares congelados de Chukchi e Beaufort ao norte do Alasca, mares Siberiano Oriental, de Laptev e deKara na Rússia e no mar de Barents ao norte da Europa. São comuns também na porção norte do mar da Groenlândia, nabaía de Baffin e em todo o arquipélago Ártico Canadense. Apesar de seus números diminuírem a partir do paralelo 88°, os ursos-polares podem ser encontrados virtualmente em todo o Ártico.

[editar]Hábitos

Dois ursos-polares se enfrentando. As lutas geralmente são encenadas.

Esta espécie concentra-se junto à costa uma vez que depende das águas para encontrar as suas presas. Os ursos-polares são excelentes nadadores e podem percorrer até 80 km sem descanso. Alguns animais migram desta forma do Norte para o Sul seguindo as margens das geleiras mas podem deslocar-se também por terra firme. O urso-polar é um animal de hábitos diurnos e caráter solitário, que não forma outros laços familiares que não seja entre fêmeas e suas crias.

Os machos adultos, como todos os outros ursos, podem atacar e matar filhotes. As fêmeas os defendem mesmo um macho medindo em média o dobro de seu tamanho. Aos seis meses de idade, um filhote é capaz de fugir correndo de um adulto.

Os territórios, muitas vezes enormes, não são defendidos. Apesar de não serem sociais, os ursos são capazes, contudo, de dividir uma carcaça de baleia sem maiores conflitos.

Devido à abundância de comida mesmo durante o inverno, o urso-polar não hiberna no sentido estrito da palavra. Ele entra em um estado de dormência, no qual sua temperatura corpórea não cai, passando a subsistir de suas reservas de gordura corporal.

Os ursos-polares são animais muito preocupados com a própria higiene. Após cada refeição, eles dedicam cerca de 15 minutos para eliminar a sujeira. Para se limpar eles usam as patas, a língua, água ou neve. Isto se deve ao fato de que a sujeira interfere com a capacidade de isolamento térmico da pelagem.

[editar]Reprodução

Uma mãe e seus dois filhotes.

Os ursos-polares acasalam entre os meses de março e junho, com implantação diferida dos óvulos fecundados, de modo que o período de gestação se torna muito longo, entre 200 a 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais.

As crias nascem entre novembro e janeiro, no abrigo invernal construído pela fêmea, e não se separam da mãe até completarem dois anos de idade. Nascem cegas e pesando muito pouco em relação ao peso adulto, sendo um dos filhotes menos desenvolvidos dos mamíferos eutérios.

Os machos possuem um osso em seu pênis devido a necessidade de maior resistência, já que a relação sexual pode durar cerca de 24 horas.

Filhotes de urso-polar.

As fêmeas têm quatro mamas funcionais ao passo que as outras ursas apresentam seis. Podem gerar até quatro filhotes por gestação, ainda que a média seja de duas crias.

As fêmeas estão aptas à reprodução uma vez a cada três anos, sendo um dos mamíferos com menor capacidade reprodutiva. É esperado que a ursa-polar tenha apenas cinco ninhadas em sua vida.

Atingem a maturidade sexual entre os 4 e 6 anos e em condições naturais, vivem em média de 15 a 18 anos. Alguns animais selvagens marcados tinham um pouco mais de 30 anos. Um espécime do zôo de Londres morreu aos 41 anos.

[editar]Alimentação

De todos os ursos, o urso-polar é o que mais restritamente carnívoro. A dentição lembra mais a de carnívoros aquáticos do que outros ursos. Sua principal presa é a foca (em especial a foca-anelada), a qual tenta capturar quando estas emergem em buracos no gelo para respirar. Sua taxa de sucesso, contudo, é baixa. Só 5% das tentativas são exitosas. Um urso experiente captura uma foca a cada cinco dias, o que lhe proporciona energia suficiente por 11 dias. Além do método de tocaia, o urso-polar emprega também o método de perseguição para caçar, aproximando muito lentamente da vítima e disparando nos 15 m finais, a uma velocidade de até 55 km/h.

Um urso busca comida em uma praia rochosa.

Alimenta-se também de aves, roedores, moluscos,caranguejos, morsas e belugas. Ocasionalmente caçabois-almiscarados e até mesmo, ainda que raro, outro urso-polar.

Oportunista, a espécie pode comer carniça (comobaleias encalhadas) e materia vegetal, como raízes e bagas no final do verão. No depósito de lixo em Churchill, Manitoba, foram observados comendo, entre outras coisas, graxa e óleo de motor.

O urso-polar é um nadador e um corredor capaz, o que o torna um caçador eficiente tanto na água quanto na terra firme.

Esta espécie é extremamente perigosa para o homem, que encara como presa, especialmente se não houver abundância dos seus alimentos habituais. Na Ilha de Baffin, por exemplo, os geólogos fazem trabalho de campo armados de caçadeiras como medida de proteção contra os ursos-polares.

Ao contrário da crença disseminada, nunca foi observado que o urso-polar, em busca da camuflagem perfeita, esconda o focinho quando está caçando.