sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A primeira escovação do filhote

A primeira escovação do filhote





Todos querem ver o cão limpo e cheiroso, principalmente dentro de casa.A higiene o torna mais feliz e saudável e lhe dá maior acesso à casa e às várias situações familiares.

Para evitar que o cão fuja dos cuidados de higiene e até morda durante a escovação ou o banho, recomendo apresentar gradualmente esses procedimentos e criar associações positivas para eles.Nos treinos, faça prevalecer a atenção e o carinho, para torná-los momentos especiais.

Acostumar a ser escovado

A escovação retira a pelagem morta e a sujeira superficial, o que facilita os banhos e até reduz a necessidade deles, quando feita regularmente.Além disso, é um momento que tem tudo para ser prazeroso para o cão, já que recebe total atenção.

De início, o objetivo não é escovar, mas criar uma associação positiva.Use temporariamente uma escova de cerdas macias, de borracha ou plástico, para evitar machucar o cão se ela for passada com força demais ou em área com nós, o que seria contraproducente para criar a associação positiva.

Numa mão, segure a escova e, na outra, esconda um pedaço de petisco.Deixe o cão cheirar a escova e, no momento em que ele o fizer, entregue o petisco.Isso tirará o foco da escova (se o cão tentar morder a escova, retire-a por alguns segundos - ele só deve cheirá-la).

Em seguida, distraia o filhote com o petisco e passe a escova levemente pelo dorso e peito dele.Enquanto ele permitir, entregue um petisco.De início, um petisco a cada passada de escova.Em seguida, a cada duas.A cada três, quatro e cinco.Depois é só recompensar ocasionalmente.

Se o filhote reclamar, modele o comportamento dele.Coloque a escova e os petiscos na mesma mão, deixe-o cheirar e, depois, encoste a escova na pata dele e recompense-o se não reclamar.Passe, então, a encostar somente a escova em outras partes do corpo dele.Quando ele estiver confortável com a situação, reinicie o exercício.

Pratique diariamente durante dois a cinco minutos.Ao terminar, convide o filhote para uma atividade que ele adore.

À medida que ele aceitar bem o quem sendo feito, aumente gradativamente a área escovada.Quando for possível fazer a escovação completa sem qualquer problema, troque a escova de cerdas macias pela adequada para o tipo de pelagem do cão (o modelo ideal pode ser indicado no pet shop).Continue a treinar até a escovação com a nova escova ser aceita com naturalidade pelo filhote.

Depois dessa etapa e com autorização do veterinário - há opiniões diferentes sobre com qual idade o filhote pode começar a ser molhao - será a vez do primeiro banho.

Banho em pet shop

Se você não tiver tempo ou habilidade para banhar o cão, o melhor é um profissional fazer o serviço.O contato com pessoas e cães no pet shop costuma ajudar o filhote a ser mais seguro e sociável.Além disso, o uso de equipamentos e produtos profissionais contribui para o bom resultado.

Para escolher o banhista, acompanhe os primeiros banhos até você se sentir confiante.O bom profissional é calmo, seguro, atencioso e carinhoso com o cão, ao qual fica sempre atento.Não o deixa sozinho sobre a mesa ou na banheira nem o faz esperar por longos períodos numa gaiola.Dê atenção à segurança do local de espera pós-banho e a maneira como fazem o transporte do cão - ocorrem casos de fugas nessa situações.

Lembre-se de que, nas sextas e sábados a tendência é o cão receber menos atenção no pet shop por causa do maior movimento.

Banho seco

Muitas vezes, um banho seco resolve a higiene do cão.Pêlos sujos depois de escovados podem ser limpos com pano umedecido em solução de 10% de xampu para cães e 90% de água morna.Passa-se o pano até os pêlos ficarem úmidos, no sentido do comprimento e no sentido contrário.Em seguida, seca-se com toalha ou com secador de cabelos mantido a pelo menos 20 centímetros de distância dos pêlos do cão, no modo frio.Patas, focinhos e genitais podem ser limpos com lenço umedecido para cães.E os ouvidos, com algodão embebido em produto específico para esse fim.

Matéria retirada da revista Cães & cia, maio/2010, pág.48

Nenhum comentário:

Postar um comentário