sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Campanha de vacinação -2010

Campanha de vacinação antirrábica 2010 - um alerta


Vacinação contra raiva animal na zona urbana de Bauru começa amanhã


O grande susto do ano passado (2010) foi dado pela campanha nacional de vacinação antirrábica.Totalmente confiável até o ano retrasado (2009), a vacina havia conquistado o respeito da população brasileira, mas, em 2010, apesr a nova formulação por cultivo celular ser mais moderna e de melhor imunização, houve um revés e a campanha teve de ser suspensa em nível nacional.

Os primeiros sinais do problema vieram do Rio de Janeiro, relatados em 13 de agosto pela médica-veterinária Andrea Laumbert, a qual, em 26 de agosto, viria a organizar uma manifestação pública pela interrupção da vacinação.



Antes da manifestação, em 19 de agosto, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP) recomendava suspender a vacinação em todo o Estado, sugestão que a entidade reforçou no início de setembro.Depois de notícias de reações adversas e de óbitos multiplicarem-se por vários Estados e de muito sofrimento, em 7 de outubro o Ministério da Saúde suspendeu a campanha no Brasil, por tempo indeterminado.

Dados fornecidos pelo Estado de São Paulo foram fundamentais para a decisão.Entre 13 de agosto e 21 de setembro, de 704.386 animais vacinados, 2.434 gatos e 938 cães tiveram reações adversas e 87 cães e 26 gatos foram a óbito, conforme nota técnica de 24 de setembro de 2010, da SSE/SP.Até o fechamento desta edição(dez/2010), o Ministério da Saúde não havia retomado a vacinação nem emitido comunicado sobre o motivo das reações.

A raiva está sob controle no Brasil graças às campanhas de vacinação e especialistas consideram que atrasar a campanha até três meses não trará prejuízo.As entidades de proteção orientam quem precisa vacinar animais por motivo de viagem a fazê-lo em clínica veterinária (a vacina que deu problema foi fabricada pelo Laboratório Biovet).

O episódio traz à discussão os critérios de liberação dos produtos veterinários pelo Ministério da Agriculturam Pecuária e Abastecimento.Antes de ser retomada a campanha de vacinação antirrábica será preciso ter certeza que as vacinas não irão provocar outra onda de reações adversas.


texto extraído da revista cães e cia

4 comentários:

  1. Olá!
    Tava procurando o antigo perfil do meu gato no AUG e ví que vc era apaixonada por ele!
    É o Celta...um pretinho que foi achado num motor dum Celta lá no litoral...
    Ele tá bem, gordo, folgado...é o rei da casa!!!
    A única coisa é que ele sofre de TOC! Não consegue ver uma caquinha parcialmente descoberta que ele vai lá limpar...qdo o irmãozinho(adotado tb do AUG) Miçanga tá quieto, lá vai o "Srº Limpeza" dar um banho nele...
    Se quiser te mando fotitas...
    Té Mais!
    Zé Luiz
    jrcaruncho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. NOSSAAAAAAAAAAAAAAAAA OBRIGADA !!!!TAVA MORRENDO DE SAUDADES ;3!!!1Obrigada realemnte siim adoraria ;3 !

    POde ficar avontade ?Se já mandou a cartinha pra AUG?

    ResponderExcluir
  3. Me passa teu email!
    Ou manda um email pro meu email que eu te encho de fotos!!!
    Té Mais!!!

    ResponderExcluir