domingo, 3 de abril de 2011

Ter um ou masi cães:Vantagens e Desvantagens

Ter um ou mais cães: vantagens e desvantagens

Por Equipe Cão Cidadão

Os cães são animais sociais que detestam ficar sozinhos. Um segundo cão com certeza ajuda a amenizar a solidão. Em contrapartida, podem ocorrer brigas e o trabalho e os gastos também aumentam. Então o que é melhor: ter um ou mais cães?

Fase de adaptação e brigas

Durante o primeiro mês em que chega o novato, o cão que está há mais tempo na casa percebe que perdeu espaço e atenção. Principalmente no início é comum que ocorram brigas e disputas, o que nem sempre inviabiliza a permanência do segundo cão. Aos poucos os cachorros vão se conhecendo e tendo mais confiança para interagir e brincar.

É normal que cães que morem juntos se estranhem de vez em quando, mas às vezes as brigas passam dos limites e podem causar machucados graves. Quanto mais cães, maior a chance de ocorrer uma briga séria.

Para prevenir este problema é fundamental ter um bom controle sobre os cães e escolher corretamente os indivíduos que formarão o grupo. Normalmente, cães com temperamentos, sexos e tamanhos diferentes costumam se entender melhor. Então, irmãos de uma mesma ninhada nem sempre serão bons companheiros quando adultos.

Alguns cachorros não toleram outros, principalmente quando não foram sociabilizados quando filhotes. Em alguns casos mais graves é necessário separar definitivamente os cães.

Se o veterano já for velhinho, o cãozinho mais jovem pode incomodá-lo com as brincadeiras.

Destruição, limpeza e gastos

Com mais de um cachorro em casa, é provável que a bagunça aumente ao invés de diminuir. Sozinho, o cão é menos ativo e portanto, menos bagunceiro. Em contrapartida, em dois eles ficam mais ativos, mais bagunceiros, porém, mais felizes.

Alguns cães sofrem de um distúrbio conhecido como “ansiedade de separação”. Estes cães ficam desesperados ou deprimidos quando seus companheiros humanos estão longe, podem se tornar destrutivos ou latir e chorar em excesso. Nestes casos, adotar um segundo cachorro, não resolve o problema! É preciso tratá-lo com ajuda de um especialista em comportamento. Porém, a presença do novo cão pode vir a auxiliar no tratamento.

Os cuidados com higiene e limpeza do ambiente aumentam. Os gastos com ração, veterinários, brinquedos, banhos e outros também ficam mais altos. Muitas pessoas pensam que é legal ter vários cães não acabam levando isso em consideração, e depois acabam abandonando os animais por não terem condições de criá-los. Por isso, leve em consideração o orçamento que você pode disponibilizar para isso, sem prejudicar nem a sua situação financeira nem o bem estar do animal.

Educação

Quando o cão está em nossa família há alguns anos, tendemos a esquecer o trabalho que tivemos para educá-lo. Ele conhece nossa rotina e já está bem adaptado a ela. Quando o novo cachorro chega, é necessário investir tempo e paciência para que ele aprenda as mesmas coisas. Normalmente, somos mais rígidos com o primeiro cão, e esperamos que o “novato” aprenda sozinho, o que o outro cachorro já sabe, o que nem sempre funciona. Por tanto, não descuide dos treinos!

Em resumo: ter mais de um cão em casa é uma ótima opção, desde que o dono tenha condições de arcar com os gastos, esteja disposto a ensinar tudo ao novo cãozinho e seja um bom líder da matilha que terá em casa.

---

Texto Claudia Terzian (adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão)
Revisão Alex Candido

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário