domingo, 1 de maio de 2011

Vixee engoliu o que fazer?

Meu pet ingeriu um objeto - o que fazer?


O cão ou o gato que engole um objeto pode estar correndo grave risco.Saiba como proceder nessa situação.

Você já se deparou com o cão ou gato colocando objetos na boca? Sabe que, dependendo do tipo de objeto engolido, as conseqüências podem ser seríssimas? Mesmo quando a deglutição de objeto é percebida pelo dono do animal, muitas vezes não é dada a atenção adequada, por desconhecimento do risco existente.

Um objeto quer permanece no organismo pode provocar lesão progressiva de órgão interno com muita dor ou obstruir o esôfago, estômago ou intestino, e levar à morte em casos extremos.Para evitar o sofrimento e aumentar as chances de sobrevivência, é importante diagnosticar o quanto antes a presença de corpo estranho e iniciar logo o tratamento.

São sintomas típicos de ingestão de objeto o animal apresentar vômito (com ou sem sangue), regurgitação, diarréia, febre ou dificuldade respiratória.Numa situação dessas, é importante levar logo o animal ao médico-veterinário para ele avaliar as alterações clínicas e verificar se há presença de corpo estranho, o que pode ser feito por meio de exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia e/ou endoscopia.Confirmada a presença do objeto, o médico-veterinário optará por acompanhar a passagem do mesmo pelo trato alimentar até sair nas fezes ou por provocar a expulsão dele por vômito ou, ainda, por removê-lo por meio de endoscopia ou cirurgia.
Veja o texto Completo


Objeto no esôfago

É necessário fazer a remoção do corpo estranho que impede a passagem dos alimentos pelo esôfago.Além de a obstrução ocasionar muita dor e febre, pode comprimir o coração e a traquéia, resultando em dificuldade respiratória e arritmia cardíaca, e evoluir ainda para ruptura do esôfago e morte súbita.

A primeira opção é remover por endoscopia o objeto ingerido.Esse procedimento necessita de habilidade, pois pode estar comprimido estruturas importantes ou pode ter sido criada uma úlcera ou rompimento de parede.A vantagem da endoscopia realizada por profissional experiente é que demora apenas cerca de cinco minutos e, depois de terminada, o pet retorna imediatamente à vida normal, sem precisar de medicamentos nem de outros cuidados pós-operatórios.Quando não é possível utilizar a endoscopia, a alternativa é a cirurgia torácica, método invasivo que permite remover também o corpo estranho, porém, além de necessitar de um cirurgião e de um anestesista experiente no pós-operatório necessita de dieta especial e também do uso de antibiótico, analgésico, antiinflamatório e curativos para ajudar na cicatrização e evitar infecções.

Entre os objetos mais encontrados no esôfago estão osso de frango, osso de porco, vértebra de boi (rabada), nós de couro, aperitivos alimentares caninos e anzol.

Objeto no estômago

Um corpo estranho no estômago pode causar desde inflamação, dor, vômito, falta de apetite e hemorragia até perfuração.Se for um objeto não muito grande, a recomendação é removê-lo com endoscopia.Caso contrário, a alternativa é recorrer à cirurgia.Os objetos mais encontrados no estômago são agulha, anzol, brinquedos, alimentos como azeitona, caroço de manga, caroço de pêssego, ossos, petisco canino, pelo (tricobezoar), cabelo, moeda, chave, cadeado, lacre de requeijão, pedra, parafuso, prego, bolinha de borracha, bolinha de pigue-pongue, bola de tênis, chinelo, espeto de churrasco, esponja para lavar louça e tampa de refrigerante, entre outros.

Objeto no intestino

A presença de corpo estranho no intestino pode causar úlceras e perfurações.Ao contrário do que possa parecer, o maior risco vem dos corpos estranhos flexíveis e longos, como linha, barbante, tecido, fio dental, fio de pesca, pano e toalha, entre outros.Por causa dos diferentes movimentos realizados em diferentes trechos do intestino, órgão que pode chegar a mais de dois metros de comprimento,esses objetos, quando ficam com uma parte presa enquanto a outra é empurrada para a frente, esticam e tornam-se cortantes.

Já acompanhei muitos casos de corpo estranho linear em que tivemos de remover mais de 20 centímetros de intestino ou até abrir e suturar mais de 15 lugares para retirar um barbante.Em situações externas, a lesão é tão extensa que não há mais como ajudar o animal.

Prevenir é sempre a melhor estratégia.Cabe aos moradores da casa colaborar para deixar fora do alcance dos animais os objetos que possam causar danos.

Por Franz Yoshitoshi
Fonte: Revista Cães & Cia.dez/2010, pág.53

77 comentários:

  1. meu cão engoliu a metade pontuda de um espeto com churrasco, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. oi minha cachorrinha acabou de engolir uma moeda também oque aconteceu com a sua depois disso? oque você fez? ela esta bem ?

    ResponderExcluir
  3. oi minha cachorrinha acabou de engolir uma moeda também oque aconteceu com a sua depois disso? oque você fez? ela esta bem ?

    ResponderExcluir
  4. Gente socorro minha cadela engoliu um caroço de manga o que eu faço? Tem algum remédio pra fazer ela vomitar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você fez? Meu cachorro engoliu também!😥

      Excluir
    2. A minha engoliu também, isso foi agora, alguém me ajuda! Tô desesperada e me sentindo culpada, por um descuido meu caiu no chão e ela engoliu, foi muito rápido e depois ela ficou normal, balançando o rabinho como se quisesse mais, eu tô muito nervosa porque não tenho grana no momento pra veterinário! Alguém me ajuda!

      Excluir
    3. Oi ,seu cachorro tá bem? O meu ontem engoliu um caroço, tô agustiada,mas ele tá fazendo cocô normal e aparentemente tá bem. Ele só tem 37 dias de vida.

      Excluir
    4. Olá meu cão engoliu um caroço de manga no sábado e na quinta feira ele vomitou o caroço inteirinho. Fiquei observando durante todo o tempo e ele estava bem, comia, fazia cocô, brincava, não vomitava, não teve febre e Por isso aguardei e rezei, muito. Então graças a Deus aconteceu o milagre. Na quinta de manhã ele regurgitou/vomitou o caroço e está bem. 🙏 mas o veterinário orientou q caso ele demonstrasse qualquer indisposição (antes de vomitar) q fosse feita uma ultrassom para saber onde estava o caroço para operar e retirar. Disse também q não é comum o cachorro expelir. E que de forma alguma o caroço se desmancha ou sai nas fezes. Ou vomita ou tem que retirar com cirurgia ou endoscopia. Meu cão é SRD e porte médio e o caroço tinha 8cm de comprimento e não era largo, era de manga espada.
      Espero ter ajudado alguém com meu relato. Fiquei esses 5 dias bem apreensiva e pulei de alegria Qdo tudo se resolveu sem maiores complicações. Manga? Nunca mais quero nem ver, perto dele.

      Excluir
    5. Meu cachorro engoliu um caroço de msnga coquinho, o que eu faço, ele tá normal, está brincando o que eu faço

      Excluir
    6. Bom dia ....o caroço saiu sozinho?minha cachorrinha engoliu já tem 20 dias .Queria saber como vc procedeu.

      Excluir
  5. Gente socorro minha cadela engoliu um caroço de manga o que eu faço? Tem algum remédio pra fazer ela vomitar ?

    ResponderExcluir
  6. Gente socorro minha cadela engoliu um caroço de manga? o que faser?

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal meu cachorro engoliu um caroço de manga hoje, ele é um labrador o que fazer?
    o que vcs fizeram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha Pang engoliu um caroço de manga coquinho fiquei desesperada depois de um mês ela vomitou não acreditei quando vi graça deus está bem ieu estou aliviada

      Excluir
  8. Meu cachorro engoliu uma xuxinha, o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  9. A minha Shihtzu de 8meses engolio uma Agulha com linha ������

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Meu cachorro comeu azeitona inteira o que acontece com ele ? Alguém me ajuda

    ResponderExcluir
  12. Gente meu filhote de cachorro engoliu uma siriguela com caroço e tudo. O que faco???

    ResponderExcluir
  13. Gente meu filhote de cachorro engoliu uma siriguela com carocc e tudo, e acho que ele e muito pequeno pra conseguir colocar pelas fezes. O que faco??? Alguém me ajuda por favor!!!????

    ResponderExcluir
  14. Meu cachorrinho engoliu um caroço de manga o que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um veterinário de ele apresentar vômito náuseas e febre, como ele está hoje ?

      Excluir
  15. Gente, meu cachorro engoliu um caroço de manga, o que eu faço? Detalhe, ele é um.bulldog frances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está o seu cachorro? O q vc fez? O meu tbm engoliu um caroço de manga espada tamanho médio ele tbm é buldogue francês! Estou apreensiva!😢

      Excluir
    2. o que aconteceu? O meu engoliu um caroço de manga hoje também, é um Boston terrier, estou muito preocupada mas ele tá normal por enquanto, já fazem 8 horas

      Excluir
  16. Oi, minha cachorra engoliu um caroço de manga, ela é de porte pequeno, então estou com medo do caroço não sair, ou acabar obstruindo ela e dando hemorragia interna e acabar levando ela a morte, eu tô com muito medo dela morrer, oq eu faço? Por favor me ajudem 🙏🙏🙏🙏 desde já agradeço

    ResponderExcluir
  17. O meu engoliu um caroço de manga ontem a até agora ainda não saiu ele só tem 2 mês E um filhote dë pitibul o que eu faço

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde minha shitzu de 2 anos engoliu um caroço de manga estou apavorada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tambem shitzu de 2 anos, me conta o que aconteceu? Já resolveu

      Excluir
    2. E aí , já teve a solução? O meu engoliu um caroço de manga hj, e até agora não botou pra fora, tô pra ficar doido

      Excluir
    3. Resolveu??, O meu tmb engoliu , tô quase doido

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. E aí cara alguma solução da sua cachorra que engoliu o caroço da manga , o meu engoliu um ontem, ele tá normal, mas tô muito preocupado!

    ResponderExcluir
  20. .unha shitzu engoliu um caroço de siringuela está muito quieta é vomitando ñ sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu com seu shitzu?
      I meu também engoliu uma siriguela já vomitou muito está bem quieto e até agora não fez cocô

      Excluir
  21. Oi boa tarde...minha cachorrinha tem um ano e quatro meses e engoliu o lacre de requeijão, sabe aquele plástico redondinho que fica na tampa do requeijão?
    Tem algum perigo? Já fazem três duas isso mas observando as fezes dela não vi sair. Sabe dizer se tem algum problema?

    ResponderExcluir
  22. Meu cachorro chupou uma manga e engoliu o caroço. Demos 20 ml de água oxigenada 10 volumes pra ele, injetando com uma seringa dentro da boca dele. Ele vomitou a manga e pedaços do caroço 5 min depois. Ele é porte médio/grande, tem 15kg. Acho que pra cachorro menor teria que dar menos água oxigenada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite! Tem risco fazer isso?
      Minha filhote tem 2 meses e Pitbull e hoje pela manhã ela engoliu um caroço de manga.
      Caraca estou muito preocupada, ela passou o dia normal.

      Excluir
    2. Boa tarde!
      No dia 30 minha filhote engoliu manga com caroço e tudo, fiz o procedimento da água oxigenada 10 volumes e não funcionou, ela soluçou mas não vomitou.
      Eu li um relato que até 5 dias ela poderia vomitar então eu aguardei e ontem dia 4 ela realmente vômitou o caroço.

      Estou aliviada, Graças a Deus ela não precisará passar por essa operação.

      Excluir
  23. Olá pessoal, achei importante comentar para aliviar alguns quando isto ocorrer com seu doguinho.

    Ontem, 21/11/20 meu cachorro de porte meio, um ano de idade engoliu um caroço de manga espada, cerca de 8cm. Passou direto na garganta e ele continuou alegre. Fiquei preocupado, e de olho, se em 5 dias não saísse e ele ficasse com qualquer indisposição, sem evacuar ou vomitando, eu levaria para cirurgia. Porem, hoje, um dia depois, ele VOMITOU O CAROÇO \o/

    Observação: após ele engolir, pouco tempo depois oferecemos um pouco de mato para ajudar forçar o vômito.

    ResponderExcluir
  24. A minha e uma rottweiler engoliu hoje um caroço de manga parece estar bem mas estou preocupada porq não vomitou o caroço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oque aconteceu a kinha tbm me responde seu melhorou como

      Excluir
  25. Minha Pit Bull engoliu hj um caroço de manga , por enquanto ela está bem , mais estou muito preocupada , devo esperar esses 5 dias antes de levar no veterinário ? Os com muito medo .

    ResponderExcluir
  26. Olá, tenho um cane corso de 1 ano e 7 meses, hoje 19/ 12/20 engoliu um caroço de manga, comeu ração, até o momento está normal, o que posso fazer? Estou muito preocupado, me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  27. olá minha cachorrinha acabou de engolir um caroço de ameixa nao sei oq fazer para tira-lo por favor me ajudeeeeeem!!!?

    ResponderExcluir
  28. Olá minha cadela engoliu um caroço de manga espada ontem.é uma rusk siberiano, ela tem 6 anos.no momento estou sem renda nenhuma para levar ela a um veterinário.ela parece está bem.Estou com muito medo de perder ela.Por favor quem pode me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber como está o seu cachorro? Pois o meu tbm engoliu e eu não sei o que fazer

      Excluir

    2. Minha filhote de husky siberiano de 2 meses engoliu um carosso de manga tbm, tamanho médio, corri pro veterinário ele passou uma bateria de exames pra fazer cirurgia, depois de 5 dias ela vomitou o bagaço do carosso, fiz hemograma e raio x, e deu que não tinha nada, o carosso de manga saiu nesse vomito, e pelas fezes
      O Conselho que dou é esperar no mínimo 4 dias, caso nao vomite, tente uma endoscopia
      Mas não conte com a sorte quando se trata do seu filhinho

      Excluir
  29. A minha shituz engoliu um caroço de manga coquinho Sara se ela vai vomitar?
    Tô com muito medo

    ResponderExcluir
  30. Meu cachorro rotwayler engoliu um caroço de manguita o que eu faço?

    ResponderExcluir
  31. Meu cachorro engoliu um caroço de ameixa. Está a 4 dias sem comer, muito quieto e não tem reação nenhuma, só fica parado, sem forças. Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  32. Minha cadela engoliu um caroço de manga espada, eu estou desesperada

    ResponderExcluir
  33. Meu shitzu também engoliu um caroço de manga hoje
    Alguém me indica alguma coisa? Pra ele vomitar
    Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Minha shituz engoliu plástico de carne aquelas que ficam nas bandeijinhas ela vomitou três vezes ja mas ñ o plástico e ñ fez cocô estou muito preocupada e ela está bem caidinha so deitada quase ñ quer comer e no momento estou sem grana pra veterinário estou muito triste e preocupado me sentindo cupada descuida ela mexeu no lixo nunca tinha deixado aberto 😪o que posso fazer faz dois dias

    ResponderExcluir
  35. Gente...meu cachorro engoliu um pêssego inteiro com caroço....será que sai nas fezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha poodle, de 16 anos, fez isso hoje! Estou preocupada, li sobre toxinas do caroço além do receio de obstruir ou machucar o canal intestinal. O que aconteceu no teu caso??

      Excluir
    2. Meu cachorro acabou de comer tbm,estou muito preocupada,como está teu cachorro?

      Excluir
    3. A minha Schnauzer comeu um caroço de pêssego, estamos aflitos. Já faz 03 dias e nada. Aparentemente está bem.

      Excluir
  36. O meu shituz de 5 mês engoliu um caroço de manga não sei o que fazer .me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  37. Tenho uma pitbull de quatro meses, ela tinha engolido um caroço de manga!! Dei 30 ml de água oxigenada!! Ela vomitou o caroço!!

    ResponderExcluir
  38. Meu cachorro engoliu um caroço de manga coquinho,ele está bem, come e faz cocô normal, não teve febre, após 4 dias de observação levei pra fazer uma ultrassonografia e o caroço estava no estômago aí mandei fazer uma endoscopia pra retirada, estou agora no hospital aguardo do resultado.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, sou o Zeus um Corgi Pembroke de 4,50 anos, porte médio de 13 kg, hoje fiz a arte de engolir um caroço de pêssego de tamanho grande.

    Lendo as informações e comentários do fórum, meus tutores administraram 25 ml de água oxigenada 10 volumes, com auxílio de uma seringa.

    Em menos de 10 minutos vomitei tudo que comi no jantar e junto o caroço do pêssego.

    Obrigado pelas dicas porque funcionou plenamente graça a Deus,

    Estou ótimo e passando bem.

    Após o vômito, limparam minha boca, ganhei ração e petiscos, mas foi tenso tomar a água oxigenada 10 volumes..

    Só por Deus mesmo.

    Me siga no meu Instagram _zeusthecorgi.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite ,meu cachorro rottweiler 1 ano ,engoliu um caroço de manga,a 2 dias e até agora não expeliu,mandei bater um raio x e o caroço ainda está no estômago,estou muito preocupado não tenho condições de pagar a cirurgia.sera que devo esperar pra ver se ele põe pra fora?

    ResponderExcluir