domingo, 12 de junho de 2011

Cães treinados para controlar epidemias

Hotel nos EUA testa cães
treinados para farejar percevejos

País sofre uma epidemia de insetos que tem causado prejuízos

BBC

Hotéis nos Estados Unidos estão testando cães farejadores para combater a epidemia de percevejos no país, que está causando enorme prejuízo ao setor de turismo.

Os insetos emitem um cheiro que consegue ser detectado por cachorros, mas não por humanos.

O adestrador Jamie Martin afirma que os cães são treinados para achar os percevejos com grande precisão, o que acelera bastante o trabalho de desinfestação.

O diretor da associação que certifica cães farejadores, David Latimer, afirma que parece haver uma grande demanda por esse tipo de serviço desde que a epidemia estourou. Até agora, foram usados cães pequenos como beagles, terriers e principalmente vira-latas. A maioria deles foi resgatada de canis.

O treinamento de cães farejadores de percevejos é o mesmo dado a cachorros que encontram drogas ou explosivos.

No entanto, o grande problema é o alto investimento necessário. O treinamento de cada cachorro pode durar vários meses e custar mais de R$ 15 mil reais. Outra dificuldade é que mesmo com a ajuda de cães, não há formas definitivas de desinfestação. Se um novo hóspede trouxer percevejos para o hotel, o mesmo problema recomeça novamente.

A Associação Nacional de Combate a Pragas dos Estados Unidos vai realizar uma conferência na cidade da Filadélfia para discutir os resultados dos testes preliminares.

Extraído de :R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário