domingo, 6 de junho de 2010

Cachorro educado e cachorro saudavel

CACHORRO EDUCADO É CACHORRO SEGURO

Insertado por: Discovery Brasil en maio 19, 2010


Educar seu cachorro não é apenas um capricho que melhora a convivência, é uma norma de segurança que protege o próprio animal. Lembre-se, se você passear com um cachorro que não foi “educado”, ele pode se assustar com algum ruído estranho, correr atrás de outro cão e correr riscos ao tentar atravessar a rua, além de tentar brincar com pessoas que podem ter medo de cães, assustando-as. Em situações como estas, o cachorrro deve responder sem hesitar a um sinal (uma ordem ou comando) do dono e permanecer imóvel, ou retornar imediatamente.

Educar requer paciência, respeito e conhecimento, mas sobretudo, deve ser algo divertido para os dois. Alguns comandos básicos são:


Sentar:

Comece sempre usando a coleira, ela não precisa estar muito apertada, só o suficiente para que não deixe passar a cabeça com algum movimento brusco. Puxe suavemente a coleira com uma mão e, ao mesmo tempo, exerça uma pressão constante e suave com a outra mão sobre a anca do animal, pronunciando uma palavra curta (sempre a mesma), mas em tom forte e seco. As mais usadas são “sit” ou “sentado”. Você deve repetir o exercício muitas vezes e, pouco a pouco, ele começará a se sentar. Então, você deve repeti-lo sem colocar a mão em sua anca. Desta forma, o cão acabará associando a palavra e o puxão na coleira com o ato de sentar. Quando chegar a este nível, você pode fazer um exercício pronunciando a palavra, puxando a coleira e mostrando a palma da outra mão ligeiramente levantada. Com o tempo, você pode parar de puxar a coleira e somente a palavra e a mão levantada serão suficientes para fazê-lo sentar-se. Lembre-se de elogiá-lo por cada progresso.

Deitar de barriga para baixo:

Comece fazendo-o sentar e, desta vez, exerça uma pressão suave e firme sobre a cernelha do cão, enquanto diz o comando específico (down, deitado, etc). Se não conseguir, mova suavemente as mãos para frente até que ele se deite e diga a palavra. Com o tempo, ele entenderá e obedecerá. Você também pode pronunciar a palavra enquanto mostra a palma da mão ou o braço descendo suavemente até o solo. Em um certo momento, seu cão obedecerá ao ver o sinal.

Deitar de lado:

Quando ele estiver na posição deitada, faça uma suave pressão sobre seu lombo até que ele se deite de lado, pronunciando outro comando (side, de lado, etc). Você pode fazer com que se deite sobre um lado ou o outro fazendo pressão sobre o lado oposto ao desejado. Se você acompanhar a ordem com um movimento lateral da mão, da esquerda para a direita, e fizer pressão para que ele deite do lado direito, você conseguirá fazer com que o faça em ambos os lados.

Quieto:

Quando estiver passeando com a guia e quiser parar, puxe-a suavemente para trás e diga o comando (stay, quieto, alto, etc.). O exercício só atinge seu objetivo se o cão permanecer completamente imóvel. Se ele tentar avançar, repita sem sair do lugar. Use uma guia mais longa ou retrátil para que ele possa dar alguns passos à sua frente e diga o comando para que ele pare sem que você precise puxar a guia. Com as repetições, ele aprenderá a parar sob a ordem de comando.

Você pode fazer combinações destes comandos e obter um bom controle, segurança e diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário