sábado, 5 de junho de 2010

marmaduke

Estreia hoje nos cinemas

"Marmaduke" é uma comédia para o público jovem e infantil

Na carona do sucesso de bilheteria "Marley e Eu", mais um filme de cachorro estreia hoje, prometendo ser um ótimo programa para toda a família. "Marmaduke", de Tom Dey, é inspirado no personagem homônimo da cartunista dinamarquês Brad Anderson
comedia marmaduke
Na década de 1950, o cartunista americano Brad Anderson criou o personagem Marmaduke, um cão dinamarquês pra lá de desajeitado que é o céu e o inferno da família Winslow. Nos quadrinhos, o humor é fino e se resume a sua indiferença em relação aos problemas que ele causa, ao seu porte físico enorme e a ironia dos membros de sua família.

Contudo, no filme de Tom Dey (o mesmo de “Armações do amor” e “Bater ou correr”), o cachorro ganha voz (de Owen Wilson, na versão legendada que não chegou ao Brasil) e conta sua história do seu ponto de vista. O cão continua desajeitado como no quadrinho e, com seus cerca de 90 quilos, promete causar alguns transtornos para os Winslow.

Mas, o centro da trama é o esforço que Marmaduke terá que fazer para ser aceito no grupo de cães de raça e conquistar uma cadelinha. Uma comédia animal que lembra bem os filmes sobre jovens americanos, não?

Tudo começa quando seus donos decidem se mudar da tranquila cidadezinha americana de Kansas para ir morar no agitado Estado da Califórnia. Tudo muda no novo lar para a família Winslow, principalmente para o integrante de quatro patas.

No parque, onde é levado para passear, ele tem que lutar por sua graminha ao sol. Lá, os grupos se dividem em esportistas (que correm o tempo todo atrás das bolas), as chefes de torcida, os bagunceiros, os chapados, os ricos e populares (com pedigree) e os independentes e os descolados, como Marmaduke.

O problema começa quando nosso protagonista se apaixona por Jezebel (dublada por Fergie, vocalista do Black Eyed Peas), namorada do cão Alfa, chefe da matilha. Agora, ele tem de se virar para entrar na elite dos canis e conquistar o amor da sua vida.

Vozes

Infelizmente, o longa não chegou aos cinemas nacionais com a versão legendada. Mais legal seria ver, ou melhor, ouvir grandes artistas emprestando suas vozes aos cãezinhos. Além de Owen Wilson (de "Uma noite no museu" e do já citado "Marley e Eu") e Fergie, Kiefer Sutherland (o Jack Bauer, de "24 horas") também está entre o elenco do filme na versão original. O herói da série de TV encarna Bosco.

Apesar de garantir boas risadas, a superprodução perde na essência do humor refinado do trabalho de Brad Anderson. O longa acaba se voltando muito mais para as crianças e deixando de lado uma irreverência que poderia ampliar ainda mais o público. Quem é fã de comédias animais pode gostar de mais essa.



Karine Zaranza
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário