domingo, 1 de agosto de 2010

cÃES IMITAM OS DONOS

Estudo comprova que cães imitam seus donos

Os cães aprendem rapidamente por meio de imitações

Do R7


cao imita dono


Cientistas que estudam o comportamento imitativo descobriram que assim como as pessoas, os cães aprendem rapidamente por meio de imitações.


Pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, construíram uma caixa com uma porta para comprovar essa teoria.


O teste inicial foi feito em dez cães. Primeiro, os donos abriam a porta com as mãos ou com a boca. Quando o dono usava a mão, o animal tinha que usar a pata para abrir e ganhar uma recompensa. Se o dono abria a porta com a boca, o cachorro teria de usar a mesma técnica para receber o agrado.


O segundo grupo tinha que fazer a ação contrária – abrir a porta com a boca se o dono abrisse com a mão, e vice-versa – para ter direito a recompensa.


A conclusão é que o primeiro grupo foi muito mais rápido no aprendizado, o que mostra uma facilidade para imitar ações.


O estudo revela que a imitação automática em cães está mais ligada às interações com as pessoas do que com sua história evolutiva de domesticação.


Friederike Range, da Universidade de Viena, disse que a aprendizagem por imitação automática tem vantagens evolutivas porque os animais podem aprender sem passar por um processo de tentativa e erro, que sempre tem riscos.


Os estudos sobre imitação automática são importantes porque ela crucial para a herança cultural de comportamentos. Essa característica sugere a presença de “neurônios-espelhos” responsáveis pela repetição de ações e interação entre seres humanos.




Fonte: http://noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário