sexta-feira, 30 de julho de 2010

Importância do vegetarianismo

Importância do vegetarianismo


Nossos cães podem ser vegetarianos?

O vegetarianismo está relacionado diretamente com três grandes temas: preservação do meio ambiente (a atividade pecuária destrói florestas, desperdiça e contamina águas e emite gases do efeito estufa),promoção da saúde (o consumo de carnes está associado a inúmeras doenças) e, filosoficamente, o mais importante, defesa dos animais de consumo (eles não têm uma vida fácil e sua morte é ainda pior).

Em todo o mundo cresce o número de pessoas vegetarianas.A Inglaterra é um dos países com mais adeptos - cerca de 15% da população.No Brasil estima-se que 4% da população seja adepta dessa dieta.

O veganismo, ideologia baseada nos direitos animais e que luta pela inclusão destes na sociedade, repudia a exploração animal e, portanto, seus adeptos não usam roupas nem sapatos de couro e são contra atividades como rodeios, uso de animais em circos, experimentos com animais, etc.A dieta dos veganos não inclui carne, ovos, leite nem seus derivados.É o vegetarianismo estrito aos alimentos vegetais.Seguindo esse raciocínio, muitas pessoas não acham coerente que vacas, ovelhas, frangos e peixes sejam mortos para alimentarem cães e gatos.

Vegetarianismo e cães

Os cães já foram considerados carnívoros, mas hoje, graças a um entendimento mais amplo, são considerados onívoros, ou seja, comem tanto carnes quanto vegetais.Do ponto de vista nutricional, a alimentação dos cães não precisa de ingredientes específicos,mas, sim, de nutrientes específicos.

Carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais são facilmente encontrados nos vegetais.O mesmo vale para as proteínas, que são compostas por subunidades chamadas aminoácidos - todos os aminoácidos considerados essenciais para os homens e para os cães estão presentes nos vegetais.Ou seja, os cães podem ser perfeitamente criados de forma saudável com uma dieta vegetariana.Já com relação aos gatos, por enquanto se acredita precisarem de carne como fonte do aminoácido essencial taurina.

Vegetarianismo para cães é antinatural?

De certa forma, sim.Mas ser natural não é sinônimo de ser o melhor.A alimentação seca, embalada e vendida em pet shops, caso das rações comerciais, na maioria das vezes promove uma boa nutrição dos cães e não é natural.Mais antinatural é imaginar um gato mergilhando nas profundezas do oceano para caçar um atum, um dos ingredientes das rações para gatos.E isso não é necessariamente ruim, pelo menos para o gato, apenas para o atum.

Vegetarianismo para cães é prático e seguro?

Até o momento, há apenas uma marca de ração totalmente vegetariana sendo vendida em nosso país, onde o assunto é relativamente novo.Já nos Estados Unidos existem mais opções e isso há pelo menos uma década.Lá se encontram rações vegetarianas até para gatos, as quais levam uma complementação de taurina sintética.Em termos de segurança contra carências nutricionais, no Brasil ainda não temos abundância de estudo a respeito da segurança do vegetarianismo em cães, mas a lógica nos diz que é uma alimentação saudável.

A ração industrializada não é a única forma de tornar seu amigo vegetariano ou vegano. Formulações vegs caseiras também podem ser preparadas e se tornarem boas opções. Encontrar um balanceamento nutricional correto, porém, seja com alimentõs vegetarianos ou não, é trabalho que requer participação de nutricionistas ou nutrólogos.

Independente de a opção alimentar ser carnívora ou vegetariana, check ups periódicos são uma importante forma de acompanhar a saúde e o correto desenvolvimento do seu cão.

Objetivo do artigo: levantar a discussão sobre o vegetarianismo na alimentação dos nossos pets, já que para alimentá-los são mortos outros animais e essa não é uma necessidade verdadeira.Não houve pretensão de dar receitas nem muito menos aulas de nutrição.Se você tem interessou pelo assunto, comece pesquisando pela internet livro chamado "Cães veganos". de James O'heare, tradução de Anderson Santos (http://www.caesvegetarianos.info/). Depois faça outras pesquisas sobre opções de ração industrializada e converse com seu veterinário, mas lembre-se de que está lidando com paradigmas que sempre são difíceis de quebrar.

Matéria retirada da Revista Cães & Cia / Março 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário