quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Não leia Este e-mail





Recebi um email dizendo que alguns filhotes lindos ( de Golden Retriever/ Labrador/ Weimaraner/...) serão mortos se não forem adotados. O email é verdadeiro? Devo encaminhá-lo?
Não encaminhe. Nossa caixa postal é periodicamente inundada por centenas de emailsaveriguando sobre filhotes de Golden Retriever (ou , em outras versões, alguma outra raça) que supostamente estariam sendodoados, e caso não o fossem, seriam mortos. Em anexos, seguem fotos defofos e lindos filhotes, com caras pidonas.Irresistíveis, para muitos.
Não sabemos de quem partiu. Mas sabemos que é um trote,semelhante a um que rodou a internet há uns anos sobre uns filhotes deLabrador. O que sabemos é que este email é uma "lenda urbana". Foi feitopor pessoas mal intencionadas para que outras bem intencionadas como vocêo rodassem, congestionando caixas postais e juntando emails de centenas depessoas para que alguns espertalhões colham os emails e os usem para spam.
Infelizmente não vemos a mesma mobilização com os milhares decães adultos (que já foram filhotes) ou os filhotes vira-latas querealmente existem e precisam de um lar!
Não é para pensar? Por que a mobilização por cães que só serãofofos e filhotes por poucos meses e que em breve serão adultos? Porquetantos filhotes igualmente fofos esperam por lares conosco e com outras entidades de proteção até virarem adultos- vejam tantos em nosso site.... .Por que pessoas achamque têm espaço em seus orçamentos, tempos e corações para filhotes deGolden Retriever e não para cães de outras raças e idades? Os filhotes deGolden Retriever darão trabalho como outros filhotes que acabam sendodescartados. Terão problemas de comportamento, personalidade, saúde, assimcomo outros dos nossos tiveram - e acabaram sendodescartados....Golden Retrievers não estão imunes a problemas genéticos, câncer,displasia coxo-femural, latidos excessivos, cavar excessivamente e nem deixam de, quando filhotes, fazerem cocô e xixi no lugar errado, comer ocelular da visita ou os óculos da vovó. E, ao contrário do que se pensa, (ou seja, apesar dos pelos curtos) também poderao provocar alergia em alguns. Ou seja, o que têm em comum com os outros que estãoabandonados é quase tudo.
No entanto, parecem ser perfeitos. Ao passo que os animais queamargam as últimas horas nos corredores dos CCZs (Centros de Controle deZoonoses), ou os que têm mais sorte e foram por nós resgatados mas esperamconosco por anos a fio por um lar definitivo- estes, de carne e osso comonós, imperfeitos como nós, mestiços como nós, só de poucos mobilizam oscorações!
Seria o apelo de que morrerão? Mas enquanto circula esta lendaurbana, sensibilizando e mobilizando tantas pessoas, de fato morremcentenas de milhares de cães, gatos, coelhos, cavalos, vítimas de maustratos, abandono ou da política equivocada do Estado Brasileiro emexterminar animais que nada têm de errado senão o fato de terem caído nasmãos de um humano que não teve responsabilidade com eles. (ou, no caso do DF,testarem positivo numa falha sorologia para uma doença tratável, a Leishmaniose).
Se você realmente se importa com animais, e com animais deverdade, considere:
- Adotar um dos muitos animais que realmente precisam de umlar- sem preconceito, procurando aquele que para além do apelo estéticorealmente se encaixa ao seu estilo de vida, lembrando que esta é umadecisão por 10, 15, 20 anos.
Os nossos estão em http://www.proanima.org.br/
Na seção "Pelos Amigos", clique em "Nossos Protegidos".
- Contribuir com uma entidade de proteção animal séria, queatue na educação para a guarda responsável, na mudança de legislação epolíticas públicas e em campanhas de controle populacional,
e
- Praticar e divulgar as idéias de respeito aos animais!
Se você ia passar alguns minutos encaminhando aquele email, encaminhe, alternativamente, esta mensagem!
Os bichos ( de verdade) agradecem!

Um comentário: