domingo, 23 de maio de 2010

Abanar o rabo mostra sentimentos do seu cão!

o abanr do rabo mostra sentimentos do seu cão!

Estudo afirma que movimento do rabo do cão pode revelar sentimentos positivos e negativos em relação ao dono.

Você me ama? por Deborah Giannini

Basta você aparecer na porta de casa para seu cão demonstrar o amor incomensurável e incondicional que sente por você abanando efusivamente a cauda. Está certo disso? Uma nova pesquisa revela que os cachorros podem estar sendo mal interpretados.

O estudo, realizado pelo neurocientista italiano Giorgio Vallortigara, da Universidade de Trieste (Itália), se propõe a decifrar a "linguagem" da cauda canina. Uma das descobertas: quando expressa sentimentos positivos o cão tende a balançar a cauda mais para a direita; quando acontece o oposto, é para o lado esquerdo que ela pende.

Olhou novamente? A Revista convidou Sheila Niski, especialista em comportamento de cães, para testar a reação de seu cachorro Bud, um boarder collie de cinco anos, ao encontrá-la. Foi difícil precisar o "amor" que ele sente por ela. "Notei uma sutil inclinação para a direita, mas acho que já estava psicologicamente preparada para ver isso", diz.

Publicada na revista científica "Current Biology", a pesquisa foi feita com 30 cães de diferentes raças expostos a quatro estímulos distintos: o próprio dono, uma pessoa desconhecida, um gato e um cão dominante e desconhecido. As reações da cauda foram monitoradas por uma câmera para que a amplitude dos movimentos fosse captada com precisão. Segundo o pesquisador, o hemisfério cerebral esquerdo da maioria dos animais está relacionado a sentimentos de aproximação, como o amor e a ligação afetiva; já o direito está envolvido com sentimentos de retirada, como o medo e a depressão.

Como no cérebro humano, no canino a expressão da motricidade é cruzada, e os estímulos emocionais vão se manifestar em lados opostos do corpo. No caso da cauda, os sentimentos positivos levam a movimentos mais à direita, e os negativos, mais à esquerda. "É bem possível que haja uma correlação entre os movimentos da cauda dos cães e o seu estado emocional. Mas eu procuro ser cuidadosa com as explicações muito simplistas", diz a neuroanatomista Irvênia Prada.

A psicóloga e veterinária Hannelore Fuchs, especialista em comportamento animal, concorda que é "um bom começo" para decifrar, de fato, a linguagem corporal canina. "Observei os meus vira-latas e há uma série de movimentos de cauda, além de simplesmente para a esquerda e para a direita, como a rotação, a intensidade da abertura, ou seja, é um negócio fascinante", diz. "Só acho que, mais do que relacionado ao medo, o fato de a cauda balançar para o lado esquerdo pode estar associado a um estado de alerta", afirma.

Seja para que lado for, ela lembra que o ato de abanar o rabo não é necessariamente sinal de amizade. "Muita gente reclama que foi mordido de surpresa, pois o cão estava com o rabo abanando", conta Sheila. Mas para que lado mesmo?
o cientista fala

Veja a entrevista com o neurocientista italiano Giorgio Vallortigara, autor do estudo sobre a cauda canina
  • O cérebro dos cães apresenta assimetria como o humano?
O padrão é bem parecido. Estímulos que produzem respostas de aproximação estão presentes no hemisfério esquerdo do cérebro e os que emitem respostas de distanciamento aparecem no lado direito. Como a enervação do rabo do cachorro é invertida, isso significa que o estímulo que origina a sensação de boas-vindas leva o balanço da cauda a ter uma amplitude maior para o lado direito (pois há a ativação do lado esquerdo do cérebro), e aquele que induz ao isolamento, o contrário. Isso se encaixa na neuropsicologia humana: pessoas com lesões no hemisfério esquerdo (particularmente na região frontal) tendem a se isolar socialmente; já aqueles com lesões do lado direito costumam ficar maníacas.
  • Como o estudo foi feito?

Observamos um grupo de 30 cachorros de diferentes raças por 25 dias, com dez sessões ao dia. Eles foram analisados separadamente em uma pequena sala. Cada um passou por quatro estímulos diferentes: seu dono, um desconhecido, um gato e um cão dominante. Eles podiam ser vistos por meio de uma janela enquanto passavam pelos estímulos. Durante o período de teste, uma câmera gravava os movimentos da cauda. Depois, esses movimentos foram examinados quadro a quadro para que fosse possível captar com precisão as medidas de amplitude para os lados direito e esquerdo.

  • Como o senhor chegou à conclusão de que quando o cão expressa sentimentos positivos sua cauda balança mais para a direita?

Basicamente por meio da enervação anatômica da cauda: movimentos para a direita são controlados pelo lado esquerdo do cérebro e vice-versa.

  • Podemos considerar então que, quanto maior a amplitude do movimento da cauda para a direita ao ver o dono, maior o amor do cão ?

Bem, isso talvez seja um pouco exagerado ou simplificado. O importante é que cada ciclo de balanço da cauda (o rabo obviamente sempre se move para ambos os lados, para a direita e para a esquerda) a relativa amplitude para a direita ou esquerda pode ser diferente. Quando estímulos produzem emoções positivas, como a visão do dono, a ativação predominante ocorre no hemisfério esquerdo do cérebro e isso é traduzido em grandes amplitudes de balanço da cauda para o lado direito.

  • O que o motivou a estudar isso?

A assimetria no funcionamento do cérebro é normalmente investigada em relação a pares de órgãos, como mãos, pés e olhos (em animais com olhos localizados lateralmente). Eu estava interessado em checar se a assimetria do cérebro também ocorria no controle de um órgão localizado no meio do corpo, como a cauda.

  • O que mais o surpreendeu?

A consistência dos resultados e a similaridade com dados humanos. Como os homens, até os cachorros exibem padrões invertidos; eles também se comunicam de forma "canhota".

Matéria extraída do site (http://www.westie.com.br/index.php?op=NEArticle&sid=70)


Nenhum comentário:

Postar um comentário