domingo, 9 de maio de 2010

Adotando parte 3

CUIDADOS

Os passeios e o exercício

Como regra geral, os cães precisam passear com seu dono para ser estimulados física e mentalmente. Quando sair para passear com seu cachorro, use a coleira e a guia o tempo todo. Além disso, cumpra os regulamentos de sua cidade e use focinheira, se a lei assim o exigir. Certifique-se de que a coleira de seu cão tenha placas de vacinação e identificação com os dados dele e os seus. Desta forma, você poderá ser contatado se ele escapar acidentalmente. Evite contratempos, não deixe seu cão andar ou passear sozinho em nenhum momento.

Os dejetos

Como dono responsável, você sempre deve levar um saco plástico quando sair para passear com seu cachorro. Uma boa maneira de não esquecer é incorporar à guia de seu cão um bolsinho de lona, onde poderá guardar vários sacos plásticos, além de uma bolinha, sua escova e até um pouco de dinheiro para alguma emergência, como por exemplo, uma garrafa de água. Você também pode guardar suas chaves ou seu telefone celular. Quando se acostumar a sair com este acessório, dificilmente você se esquecerá de usar os sacos plásticos e assim contribuirá para manter as ruas e parques públicos mais limpos.

Cães extraviados

Infelizmente, os cães podem se perder e devemos evitar isso a qualquer custo. Prevenir a situação é fácil. Basta que seu cão sempre use coleira com placa de identificação, onde conste seu endereço e número de telefone.

Durante tempestades e queima de fogos, prenda seu cão em um lugar seguro. Se ele escapar por algum motivo, fale com seus vizinhos, clínicas veterinárias próximas, abrigos e centros de controle de zoonoses de sua cidade. Faça isso periodicamente até encontrá-lo.

Longe de casa

Apesar de muitos donos preferirem viajar com seus animais durante as férias, às vezes isso não é possível. Você precisa achar a melhor forma de cuidar de seu cão enquanto estiver longe de casa. Consulte seu veterinário, certamente ele poderá recomendar uma hotel canino com boa reputação.

Se pretende tirar muitos dias de férias, comece os preparativos com antecedência. Dependendo da época do ano, a capacidade de atendimento dos hotéis caninos é limitada.

Para alojar seu cachorro em um hotel, ele precisa estar saudável, com todas as vacinas em dia. Se você se ausentar por apenas alguns dias, pode pedir a um parente ou vizinho que se responsabilize por ele. Talvez ele possa ir até a sua casa para atender às necessidades do animal, como trocar a água, repor a comida e sair para passear.

Os cães e as crianças

Certamente, um cão pode ser o melhor companheiro e amigo de uma criança se você lhe ensinar como brincar adequadamente com ele.

Os jogos de perseguição entre crianças e cães devem ser supervisionados a todo momento por um adulto. Você deve estar completamente seguro de que existe um entendimento e um laço afetivo entre eles. Se o seu cão não está acostumado com crianças, você deve vigiá-lo durante a apresentação até que o animal se sinta confortável com sua presença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário