domingo, 23 de maio de 2010

Ajuda para mamães

No mês de maio, que tal estender seu instinto maternal a cães e gatos pititicos? Órfãos ou filhos de mães inexperientes, eles precisam de muito amor para desabrochar

:: Se você tropeçar em...

...uma barriguda

Leve-a ao veterinário para um check-up
A gestação, tanto de gatas quanto de cadelas, pode durar entre 59 e 63 dias. E o número de bolinhas peludas por mãe varia muito. Melhor estar preparada, né?

Dê comida de filhote
Com altos níveis de cálcio e proteína, a ração de bebê colabora para o desenvolvimento saudável dos fetos.

Instale a futura mamãe em um lugar protegido
Caso ela não se sinta segura, escolherá outro canto da casa para montar acampamento.

Acompanhe o parto
Se nenhuma cabecinha se manifestar após 12 horas do início das contrações, corra para o veterinário. O intervalo de nascimento entre um filhote outro também não deve exceder uma hora, para bigodes, e duas, para focinhos.

Fique de olho na alimentação dos pequenos
Falta de leite materno costuma estar associada a chorinhos freqüentes. Em ninhadas grandes, há ainda o problema dos bebês mais fortes se apossarem das melhores tetas, deixando os outros sem comida. Nas duas situações, vale recorrer à suplementação – caseira ou industrializada.

Ajude no desmame
Com 30 dias os dentes dos bichinhos começam a crescer e a amamentação se torna incômoda para a mãe. Ofereça ração úmida e, depois de duas semanas, passe para a seca.

Evite separar a família de uma vez
Doar os bebês para pessoas amorosas e responsáveis é uma atitude louvável, mas você também ficaria desesperada se perdesse a cria inteira do dia para a noite, certo?


...filhotes órfãos

Reproduza o aconchego materno
Vale apelar para a garrafa pet com água quente embaixo do cobertor, pegar emprestado da sobrinha um bichinho de pelúcia que lembre a mãe felina ou canina e até esconder nele um relógio de ponteiro para simular os batimentos cardíacos.

Amamente a cada duas horas
No mercado, há várias opções de substitutos do leite materno em pó (o de vaca é muito fraco para eles). E também dá para preparar a mistura em casa [receitinha abaixo]. Para facilitar a sucção, compre mamadeira específica para animais e jamais vire os bebês de barriga para cima.

Estimule xixis e cocôs
Após as "refeições", use um algodão seco para estimular o xixi com movimentos verticais (não pare até que o líquido amarelinho termine de sair!). E, na seqüência, umedeça outro algodão em água morna e massageie o ânus horizontalmente.

Incentive a transição para a ração seca
Com quatro semanas de vida, pode-se trocar a mamadeira pela ração úmida. É comum os pequenos passarem a comer e a fazer menos cocô nessa fase, já que a oferta de nutrientes aumenta, assim como seu aproveitamento pelo organismo.


:: 5 demonstrações de amor:

1) Medicar
Filhotes costumam ter pulgas e vermes, mesmo nascendo dentro de casa. Trate as pulgas com remédio específico, de uso externo, e os vermes com vermífugo em gotas.

2) Vacinar
Bebês de gato devem tomar a primeira dose da quádrupla aos 45 dias e mais duas com intervalos mensais. Para os cachorrinhos, a vacina correspondente é a déctupla (ou V10).

3) Castrar
A cirurgia evita problemas de comportamento, estresse causado pelo cio e demarcações de território. Também diminui o risco de infecções uterinas e o aparecimento de tumores. E ainda aumenta a expectativa de vida!

4) Telar
Bichinhos que vão para a rua correm o risco de morrer envenenados por um vizinho descontente, de parar sob a roda de um carro desenfreado, de brigar com outros animais, de pegar doenças graves.

5) Acariciar
Jamais economize apertões nas bolinhas peludas, porque elas crescem muito rápido!


:: Receita de leite caseiro (suscedâneo)

Misture os ingredientes, aqueça na temperatura de 37ºC, ofereça aos filhotes na mamadeira e guarde o restante na geladeira

* 200 ml de leite integral
* 1 gema de ovo
* 1 pitada de sal
* 1 colher de chá de óleo mineral
* 1 colher de chá de mel
* 10 gotas de vitamina B12 (encontrada em farmácias)
* 1 colher de sopa de água


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário